outubro 23, 2013

Tomando a cruz

Mateus 16:24: "Então disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me;”

No império romano, a cruz era uma das formas mais horríveis de execução aos inimigos de Roma. O condenado a essa pena era obrigado a levar sua cruz até o local de sua morte como prova de culpa. Por isso, essa execução de forma nenhuma poderia ser ocultada. Da mesma forma, não podemos ocultar a nossa vida cristã, o nosso render a Cristo e o nosso seguir a Ele, vivendo camufladamente. 

agosto 21, 2013

E o "evangelho" que não transforma?

Várias igrejas estão cheias de práticas estranhas e modismos nos dias de hoje. Elas se baseiam em estratégias que incham o templo de pessoas vazias. Que do mesmo jeito que sobem, descem, pois a libertação do seu povo não vem da cruz de Cristo. Com isso, temos cada vez mais dependentes de manifestações ditas sobrenaturais, como a do pastor “ungidão”, da transferência de unção pelos pés, do pastor “faca na caveira”, das conferências de “milagres”, do culto ao dinheiro, à prosperidade, à fama, entre outras. A lista é gigante. O que importa são os ídolos em nosso meio. O que importa é o resultado, seja qual for o meio utilizado. Utilizam o pragmatismo de forma irresponsável dentro das programações "evangelísticas".

agosto 01, 2013

Reforma ou demolição?

Se você acompanhou as notícias sobre a visita do papa Francisco ao Brasil, é bem difícil que não tenha ouvido a palavra “reforma” ao menos uma vez nestes últimos dias. Sem apegar-me aos detalhes e às diversas explanações do que poderia representar uma reforma na Igreja Católica ou na Igreja Evangélica, quero simplificar a matéria e trazer um olhar leigo sobre o tema. Repito: leigo.

O assunto é mais complexo e longo do que se poderia expor em uma postagem. Mas nesse emaranhado de dossiês sobre a igreja (não desconsidero a História), o que sempre me chama a atenção quando se fala em reforma é o eco que fica ao final de cada fala sobre o tema. Em meio a reportagens simpáticas, protestos anárquicos ou análises respeitáveis, o que ressoa em minha mente são sempre dois pontos principais.

julho 02, 2013

Vivendo entregue à soberania de Deus

Ezequiel 37:1-3: “Veio sobre mim a mão do SENHOR; e o SENHOR me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale e estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, poderão viver estes ossos? E eu disse: Senhor JEOVÁ, tu o sabes.”

A visão do profeta Ezequiel a respeito do vale de ossos secos é muito conhecida pelos cristãos. O capítulo 37 do seu livro é bastante explorado nas pregações e louvores. É uma história de milagres, na qual Deus mostra a Ezequiel que, apesar da nação israelita apresentar-se em cativeiro na Babilônia, ou seja, simbolicamente morta, Deus estava tratando com seu povo e iria retorná-lo para sua terra a fim de cumprir as suas promessas. A palavra de Deus se renova em nossos corações. O Senhor nos mostra a cada dia algo novo dentro das escrituras, por mais conhecido que seja o texto. Portanto, gostaria de escrever um pouco sobre como Ezequiel se entregou à soberania de Deus na visão dos ossos secos. 

junho 15, 2013

Reflexões sobre motivação e obra de Deus

"Obra de Deus", como defini-la em tempos onde muitos pastores não querem pastorear e sim serem conferencistas, preletores, doutores e pregadores? Deixam as ovelhas sem cuidados e vão em busca de fama e de sucesso. Pregam ali, aqui e acolá, mas não querem cuidar das ovelhas que o Senhor os confiou, que ficam susceptíveis aos lobos ferozes. Outros são pregadores itinerantes, mas não querem congregar em igreja alguma, dizem ser de Deus e se submeter a Ele. Enquanto se preocupam com a fama, o lobo vem a tragar a sua ovelha.

abril 13, 2013

A teimosia que agrada a Deus

Teimosia, segundo o dicionário da língua portuguesa, é o apego obstinado às próprias ideias; caracterizada quando uma pessoa não cede à opiniões de terceiros, por exemplo, mantendo-se firmes em suas premissas sem mostrarem sinais de dúvida. Trata-se de uma palavra que, em muitas situações, apresenta conotação negativa. Quando falamos em teimosia, logo pensamos na correção dos pais aos filhos em resposta a um ato de desobediência. Entretanto, nem toda teimosia é maléfica, incorreta, indesejável e desagradável. Ao contrário, existe uma teimosia que pode ser classificada como “santa”. Ela faz insistirmos em acreditar em Deus mesmo que tudo pareça conspirar contra, nos levando a perseverar mesmo quando tudo parece caminhar de mal a pior.

fevereiro 20, 2013

A lista de Deus

De acordo com os dicionários da língua portuguesa, o termo sociedade pode significar uma reunião de pessoas unidas por um mesmo fator, que pode ser origem, leis, ideias, posição geográfica, entre outros. Essa sociedade cria padrões e valores comportamentais ditos adequados para os indivíduos que nela estão inseridos. Nos países muçulmanos radicais, por exemplo, a mulher tem a obrigação de cobrir-se completamente. Em outras partes do mundo, porém, essa atitude é considerada um extremismo, radicalismo religioso ou fanatismo. No meio desse conjunto de valores que uma sociedade desenvolve ao longo de sua história, criam-se, também, paradigmas para definir a capacidade de conquista e de sucesso de uma pessoa. O fato é que, de um modo geral, ocorre pré-julgamento, em que a visão superficial que se tem de um indivíduo é estabelecida de acordo com o paradigma de sucesso criado por essa sociedade. Sendo assim, o que definirá o futuro de uma pessoa é quanto mais ou quanto menos ela se aproxima desse padrão. Diante de tudo isso, somos levados a pensar: qual seria o critério de Deus?

janeiro 28, 2013

Mimetismo, uma questão de sobrevivência

Mimetismo é a semelhança física e/ou comportamental apresentada por um organismo com outro, a fim de confundir o mímico com seu modelo. Essa estratégia visa à proteção contra predadores e facilita a aquisição de alimentos, sendo, portanto, uma questão de sobrevivência. De forma semelhante, para todo cristão, ser parecido com Cristo é garantia de sobrevivência nessa vida e na eterna. 

janeiro 22, 2013

Se eu me humilhar...

II Crônicas 7:13-14: "Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga, se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra."

Essa palavra foi dada por Deus a Salomão após a inauguração do Templo do Senhor. Deus fez uma promessa de que, se um dia sua ira viesse contra o povo, através de castigos ou pragas, atitudes diante dEle certamente mudariam a situação. Ele perdoaria os pecados e enviaria provisão ao seu povo.

Hoje, alcançados pela graça, sabemos que nossos pecados já foram perdoados. Mas entendemos que nossas ações diante de Deus podem produzir uma vida espiritualmente saudável. Em um sentido mais amplo, uma vida de gozo e paz. São estas, dentre outras:

janeiro 06, 2013

Humanamente

Por que tendemos a camuflar nossas emoções e filtrar nossos pensamentos, deixando transparecer apenas sentimentos socialmente e religiosamente aceitáveis? Por que se todos somos humanos? Por que se fomos criados à imagem de Deus, e o próprio Deus sofre, se alegra, se aborrece, fica irado, bravo, triste, ama, tem anseios... A quem queremos enganar? A Deus, que sabe de todas as coisas, ou ao homem, que sente como nós? Tudo tem o seu tempo, não é Salomão?

Insatisfação santa

É certo que o apóstolo Paulo estava satisfeito com Cristo; porém, não com a sua vida cristã. Isso não significa que ele havia feito pouco, afinal de contas, não foram muitos os que fizeram o que Paulo fez pelo evangelho. Entretanto, ele não se vangloriava de suas realizações e proezas; tampouco permitia que seus insucessos atrapalhassem sua caminhada cristã.

A fé das crianças

Quando Jesus disse: "Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no reino dos céus", em Mateus 18:3, não estava falando de uma fé imatura, dependente de sinais miraculosos. Ele não estava falando das características infantis muito presentes nos parquinhos, como fanfarronices, competitividade, choramingos, bisbilhotices. Então o que Ele queria dizer?

Três características podem indicar isso:

Graça

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
(Efésios 2:8) 

Graça. Essa bela palavra representa o favor e a bondade divinos para com o ser humano, a glória futura e a vida eterna que nos aguarda. Um favor não merecido e recebido mediante a fé. Mas será que a graça anula nossas responsabilidades cristãs?