janeiro 22, 2013

Se eu me humilhar...

II Crônicas 7:13-14: "Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga, se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra."

Essa palavra foi dada por Deus a Salomão após a inauguração do Templo do Senhor. Deus fez uma promessa de que, se um dia sua ira viesse contra o povo, através de castigos ou pragas, atitudes diante dEle certamente mudariam a situação. Ele perdoaria os pecados e enviaria provisão ao seu povo.

Hoje, alcançados pela graça, sabemos que nossos pecados já foram perdoados. Mas entendemos que nossas ações diante de Deus podem produzir uma vida espiritualmente saudável. Em um sentido mais amplo, uma vida de gozo e paz. São estas, dentre outras:

Humilhar-se: Significa prostrar-se, render-se, tornar-se humilde, submeter-se. Deus se alegra dessa atitude diante dEle. Assim, damos toda honra, glória e louvor de que é digno. Em Mateus 5:5, Jesus ensinou: "Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança". Em Romanos 12:3, o apóstolo Paulo diz: "Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu".

Orar: Num sentido mais simples, significa conversar com Deus. Em Filipenses 4:6-7, está escrito: "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus". Jesus nos ensinou em Mateus 7:7-8: "Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta".

Buscar a face de Deus: Significa desejar sua doce presença. É justamente o caminho contrário a muitos dos ensinamentos atuais, que negligenciam a essência do evangelho e pregam a obtenção de riquezas, bençãos e posições de honra. Todavia, devemos buscar a Deus pelo reconhecimento de quem Ele é, e não pelo que Ele pode nos dar. Davi destaca essa busca no Salmo 63, versos de 1 a 5: "Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água. Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória. O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão. Enquanto eu viver te bendirei, e em teu nome levantarei as minhas mãos. A minha alma ficará satisfeita como quando tem rico banquete; com lábios jubilosos a minha boca te louvará".

Converter-se dos seus maus caminhos: Significa desviar-se dos caminhos tortuosos e andar no caminho de Cristo, vereda de justiça e santidade. Isso implica em reconhecimento do sacrifício de Jesus, que morreu para que fôssemos perdoados dos nossos pecados, e numa mudança de conduta. Paulo diz em Romanos 4:25: "Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação".

Embora essa palavra tenha sido uma promessa específica para a nação de Israel, dela podemos auferir modelo de comportamento que se faz agradável aos olhos do Senhor. Que essa mensagem simples seja edificante, provocando ações e gerando transformação através de Jesus Cristo, o único Salvador.

Em Cristo,

Rafael Francelino

1 comentário(s):

  1. Esse é um dos segredos para a comunhão plena que desejamos com Cristo!!!

    ResponderExcluir