janeiro 28, 2013

Mimetismo, uma questão de sobrevivência

Mimetismo é a semelhança física e/ou comportamental apresentada por um organismo com outro, a fim de confundir o mímico com seu modelo. Essa estratégia visa à proteção contra predadores e facilita a aquisição de alimentos, sendo, portanto, uma questão de sobrevivência. De forma semelhante, para todo cristão, ser parecido com Cristo é garantia de sobrevivência nessa vida e na eterna. 

Esse mimetismo entre Cristo e cristãos é incentivado pelo apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Coríntios, no capítulo 11, versículo 1: "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo", e também em Gálatas 2:20, que diz: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”.

Imitar a Cristo é o que nos faz parecidos com Ele; por isso, devemos andar como Jesus andou e negar a falácia propagada ― “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”. Ser cristão não é apenas sê-lo em palavras, mas também em atitudes, em comportamento e na vivência de um Cristianismo autêntico e pleno. Se afirmamos que estamos nEle, devemos também andar como Ele andou, ou seja, imitá-Lo, conforme descrito em 1 João 2.6. Portanto, mimetismo em Cristo é uma questão de sobrevivência.

Em Cristo, 

Paulo Sérgio Miguel

2 comentário(s):

  1. Uma atitude extremamente necessária para aqueles que desejam mais de Deus em suas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Imitar Cristo é atitude primordial para ser chamado de cristão.

    ResponderExcluir