Já teve a sensação de que enjoou de um CD após ouvi-lo pela primeira vez? Tenho esse sentimento em relação à grande maioria das músicas lançadas no meio gospel. Sem exagerar: ouço e não consigo repetir, simplesmente pela sensação de que ouço a música há muito tempo, mesmo sendo o mais novo lançamento. São sequências com harmonias clichês, arranjos importados e pobres, instrumentalidade ruim e letras sem nenhum conteúdo. Considerando esse cenário, que também pode ser sua realidade, irei listar no Isto é a Graça quatro bandas/cantores de excelente qualidade e que não se encaixam na descrição acima. São músicas para ESCUTAR e REPETIR quantos vezes quiser.
1 - Os Arrais: com uma sonoridade folk, os irmaõs Tiago e André têm uma rica teologia e conseguem trasportá-la para suas músicas. Esses são para ouvir, meditar, estudar e repetir muito. A biografia oficial dos irmãos mostram o quanto são diferentes: "Os Arrais não vivem apenas da música. Ambos possuem responsabilidades que vão além da música em si, e por este motivo, entendem que a música que escrevem co-aparece com sua existência, nas lutas, alegrias, e desafios do dia a dia. Como todos os outros seres humanos no mar da vida, Os Arrais são apenas mais dois condutores, levando as embarcações de sua existência rumo ao outro lado do mar";
![]() |
Os Arrais |
2 - Crombie: esta banda me chama a atenção pela a afinidade entre os integrantes, repassada através da leveza na execução das canções. Quando li a história deles confirmei todas as sensações repassadas na sonoridade pois é formada por amigos que se conheceram em uma igreja. Ouço um mesmo CD por pelo menos 6 anos. Nem preciso dizer que é pra escutar e repetir (rs..). Segue um trecho da entrevista da Crombie retirada do site MP Vida: "Somos de Niterói. A banda surgiu muito por acaso, todos nós frequentamos a Igreja Betânia desde pequenos, portanto já somos amigos faz tempo. Em 2006, mostrando um pro outro as músicas que estávamos fazendo, percebemos algo em comum. Resolvemos nos juntar em volta desse repertório e montar uma banda. Gostamos de música boa. Se ela tiver sido feita com o cuidado de soar bem e sobretudo fazer bem, o resto vira detalhe. Instrumento é o meio."
![]() |
Crombie |
3 - Palavrantiga: com a característica única de Marcos Almeida, seu maior compositor e vocalista, Palavrantiga surgiu no cenário nacional como a esperança do rock gospel nos últimos anos. Porém após o lançamento do CD "Sobre o Mesmo Chão", Marcos anunciou um período sabático e a banda encerrou suas atividades. Ficamos na eterna esperança (mesmo com o sentimento de que é em vão) do retorno pois o material apresentado nos CDs Palavrantiga - Volume 1, Esperar é Caminhar e Sobre o Mesmo Chão sem sombra de dúvidas é o melhor que nosso meio recebeu;
![]() |
Palavrantiga |
4 - Leonardo Gonçalves: talvez o que de melhor temos em relação a vocal. Se eu pudesse descrever em uma só palavra, diria "métrica". E dela, surge a clareza da interpretação desse cantor em qualquer música que canta. Vale a pena ouvir seus CDs, pois além de uma voz inconfundível, Leonardo possui uma excelente cosmovisão e por isso sempre se coloca à margem de todo engano vivido no meio gospel.
![]() |
Leonardo Gonçalves |
Ficam as dicas de quatro bandas/cantores que consigo ESCUTAR e REPETIR! Em tempo, #VoltaPalavrantiga!
Em Cristo,
Rafael Francelino
0 comentário(s):
Postar um comentário