janeiro 28, 2013

Mimetismo, uma questão de sobrevivência

Mimetismo é a semelhança física e/ou comportamental apresentada por um organismo com outro, a fim de confundir o mímico com seu modelo. Essa estratégia visa à proteção contra predadores e facilita a aquisição de alimentos, sendo, portanto, uma questão de sobrevivência. De forma semelhante, para todo cristão, ser parecido com Cristo é garantia de sobrevivência nessa vida e na eterna. 

janeiro 22, 2013

Se eu me humilhar...

II Crônicas 7:13-14: "Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga, se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra."

Essa palavra foi dada por Deus a Salomão após a inauguração do Templo do Senhor. Deus fez uma promessa de que, se um dia sua ira viesse contra o povo, através de castigos ou pragas, atitudes diante dEle certamente mudariam a situação. Ele perdoaria os pecados e enviaria provisão ao seu povo.

Hoje, alcançados pela graça, sabemos que nossos pecados já foram perdoados. Mas entendemos que nossas ações diante de Deus podem produzir uma vida espiritualmente saudável. Em um sentido mais amplo, uma vida de gozo e paz. São estas, dentre outras:

janeiro 06, 2013

Humanamente

Por que tendemos a camuflar nossas emoções e filtrar nossos pensamentos, deixando transparecer apenas sentimentos socialmente e religiosamente aceitáveis? Por que se todos somos humanos? Por que se fomos criados à imagem de Deus, e o próprio Deus sofre, se alegra, se aborrece, fica irado, bravo, triste, ama, tem anseios... A quem queremos enganar? A Deus, que sabe de todas as coisas, ou ao homem, que sente como nós? Tudo tem o seu tempo, não é Salomão?

Insatisfação santa

É certo que o apóstolo Paulo estava satisfeito com Cristo; porém, não com a sua vida cristã. Isso não significa que ele havia feito pouco, afinal de contas, não foram muitos os que fizeram o que Paulo fez pelo evangelho. Entretanto, ele não se vangloriava de suas realizações e proezas; tampouco permitia que seus insucessos atrapalhassem sua caminhada cristã.

A fé das crianças

Quando Jesus disse: "Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no reino dos céus", em Mateus 18:3, não estava falando de uma fé imatura, dependente de sinais miraculosos. Ele não estava falando das características infantis muito presentes nos parquinhos, como fanfarronices, competitividade, choramingos, bisbilhotices. Então o que Ele queria dizer?

Três características podem indicar isso:

Graça

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
(Efésios 2:8) 

Graça. Essa bela palavra representa o favor e a bondade divinos para com o ser humano, a glória futura e a vida eterna que nos aguarda. Um favor não merecido e recebido mediante a fé. Mas será que a graça anula nossas responsabilidades cristãs?